Instituto de Apoio Social

uma Vida . . . um Sorriso

Apoio Alimentar

Enxovais para bebés

Ajudas Técnicas

Saúde e bem-estar

Novas Valências

Apoio Alimentar

 

A alimentação é fundamental para a sobrevivência de cada ser humano, e portanto é a sua necessidade básica mais importante. Dessa forma, o Instituto de Apoio Social considera a distribuição de alimentos às famílias que estão a passar necessidade como uma prioridade.

 

O apoio alimentar reveste-se em uma de duas formas:

  • Através de distribuição de alimentos em forma de cabazes, onde é feita um selecção de bens alimentares essenciais (arroz, massas, leite, azeite, óleo, alimentos enlatados, bolachas, outros alimentos), e posteriormente entregues pessoalmente às famílias carenciadas, ou a ser levantadas num local designado.

 

  • Através do envio de vales ou cartões oferta de supermercados onde posteriormente as famílias poderão descontar pelos bens alimentares que mais necessitam.

 

"A existência de famílias a passar fome em Portugal, algumas inclusive com menores ao seu cuidado, é uma triste e perturbante realidade. É urgente, e da nossa responsabilidade, como seres humanos e como portugueses, transformar esta situação rapidamente, e tornar realidade em Portugal, um país onde não se passa fome."

 

Direcção, Instituto de Apoio Social

Carlos Emanuel Ferreira

Enxovais para bebés

 

Esta valência dedica-se exclusivamente a dar apoio aos bebés e às mães que estão a passar por dificuldades financeiras e necessitam da nossa ajuda para satisfazer as necessidades e o bem estar tanto delas como dos seus filhos.

 

Os apoios atribuídos nesta Valência dividem-se em 3 categorias:

  • Cabaz pré-natal (0 aos 5/6 meses): Este cabaz contém tudo o que a mãe precisa para acolher o seu bebé após o parto. Alcofa, Leite (nos casos em que não é possível dar peito ou sob indicação médica) Fraldas, toalhitas, Biberons, chupetas, babygrows, bodies e outras roupinhas para o bebé, toalhas de banho, gorros, meias e collants, kit de higiene para o bebé, mantas e lençóis.

 

  • Enxoval para bebés (apartir dos 5/6 meses): Esta categoria centra-se nas necessidades posteriores de um bebé que que não pára de crescer e que já começa a precisar de algo mais do que apenas leite materno. Para além dos elementos mencionados no cabaz pré-natal, adicionam-se as Papas, babetes, leites, sapatinhos, e apoios adicionais caso necessário, como por exemplo um carrinho de bebé.

 

  • Apoio médico/Medicação: Nos casos em que é necessário intervenção médica ou a nível de medicação, tanto para o bebé como para as mães, o Instituo de Apoio Social dedica parte exclusiva da sua obra para ajudar no que for preciso, inclusive suportar esses custos total ou parcialmente. (Este apoio apenas é atendido mediante protocolo ou a pedido de entidade hospitalar.)

 

Para além das ajudas aos bebés em cima mencionadas, atribuímos também um cabaz especial para as mães. Composto por bens alimentares (fundamental para elas terem um bom leite), vestuário confortável e roupa interior pré e pós parto (exemplo cintas, soutiens e meias de descanço), entre outras ajudas.

 

"É com especial carinho que criamos esta valência do Instituto de Apoio Social dedicado aos bebézinhos e às mamãs. Como mulher, e como mãe, bem sei o que é poder ter o privilégio de acolher no meu interior um filho, um bebé, em muito semelhante a mim, mas diferente, alheio ao perigo, inocente, e de mim, a sua mãe, totalmente dependente. Sei o que é por ele, amar e sofrer, desejar para ele o melhor, e procurar protege-lo do pior. É algo que toca particularmente a cada mãe e a cada mulher. E é por isso que ajudar cada mãe e cada bebé é mais do que uma missão, é algo pessoal. "

 

Presidente, Instituto de Apoio Social

Maria Cadilhe

Ajudas Técnicas

 

Esta valência concentra-se noutro tipo de apoio para além das necessidades básicas da alimentação e vestuário. O que cada vez mais se tem verificado é a crescente necessidade de melhorar a qualidade de vida no interior do lar das famílias carenciadas.

Por vezes essa necessidade reflecte-se em bens materiais como:

  • Mobiliário/Electrodomésticos: Camas, mesas, cadeiras, cómodas, outros móveis, forno, fogão, máquinas de lavar roupa e loiça, frigoríficos, etc.

 

  • Conforto/bem-estar: Colchões, edredons, lençóis, almofadas, toalhas de mesa e banho, utensílios de higiene, etc.

 

  • Reparações Técnicas: Electricidade, canalização, reparações em portas e janelas, reconstrução de divisórias, pintura, etc.

 

Em suma, a valência ajudas técnicas visa providenciar mais algum conforto e bem estar às famílias que apoiamos. Para isso, e após análise de cada situação e avaliação das necessidades, procuramos através de campanhas, angariar fundos, materiais ou recrutar voluntários para juntos colocarmos mãos á obra e satisfazermos estas necessidades emergentes.

 

Saúde e Bem-estar

 

A saúde e o bem-estar, tal como a alimentação e vestuário, são essenciais para a vida de qualquer pessoa. Actualmente, tem se verificado cada vez mais, devido à inflação de preços e redução de salários, uma incapacidade de suportar o custo de vida de uma família com baixos rendimentos ou em situações ainda piores, com pessoas, pais ou filhos doentes, acamados ou portadores de deficiência física ou psíquica.

No nosso país, existem vários casos de pessoas idosas cujos rendimentos são inferiores ao salário mínimo (em alguns casos até metade ou menos do rendimento mínimo). Suportar custos da medicação para estas pessoas tornou-se um fardo demasiado pesado, levando a que em muitos casos não comprem os medicamentos, prejudicando dessa forma a sua saúde e roubando a sua dignidade nesta última etapa das suas vidas.

Foi nesse sentido que foi criada esta valência "Saúde e bem-estar", para ajudar a suportar os custos, total ou parcialmente, de bens relacionados a esta área junto das pessoas que necessitam.

 

Os apoios atribuídos nesta Valência dividem-se em 3 categorias:

  • Medicação/Farmácia: o instituto de Apoio Social ajuda a suportar os custos da medicação total ou parcialmente de pessoas carenciadas ou com baixos rendimentos ou reformas. Estes casos são reencaminhados por protocolos e entidades hospitalares.

 

  • Apoio Médico e Dentário: Esta valência procura também atender às necessidades dos utentes a nível de consultas médicas e de dentista. O objectivo é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que ajudamos. Nesse sentido o instituto de Apoio Social ajuda a suportar os custos, total ou parcialmente, de consultas de dentista, oftalmologia (comparticipando também na aquisição de óculos graduados), otorrinolaringologia, entre outras consultas.

 

  • Equipamentos Ortopédicos: O Instituto de Apoio Social também procura atender às necessidades de equipamentos ortopédicos, como por exemplo: Cadeiras de rodas; camas articuladas; muletas e talas; andarilhos; etc. Cada caso que é reencaminhado para o instituto onde é necessário este tipo de equipamento, é previamente analisado, sendo posteriormente elaborada uma campanha para angariação de fundos. Estes casos são reencaminhados por protocolos e entidades hospitalares.

 

"São cada vez mais numerosos os casos de pessoas que lutam todos os dias não só na sua situação financeira, mas também na sua saúde. Ao Instituto de Apoio Social chegam cada vez mais, reencaminhados por hospitais, casos destes. Casos quais abrangem todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos. Decidimos ajudar estas pessoas, pois assim é o nosso coração. Porque impossível é para nós pensar, que uma mãe tem que optar entre comprar comida para o filho ou comprar a medicação que necessita. É uma escolha que pessoa alguma jamais deveria ter que tomar. Custa acreditar que isto existe, mas a realidade é que sim, existe, e em Portugal. Principalmente nas vidas de muitas pessoas idosas. Pessoas estas que trabalharam arduamente toda a sua vida para chegarem à sua velhice e terem reformas vergonhosas e uma vida ao abandono, uma vida de miséria. Não podemos abandonar esta causa, não podemos ignorá-la! Citando Poemas 1957, Cecília Meireles:

"Já não se morre de velhice, nem de acidente, nem de doença, mas, Senhor, só de indiferença."

 

Direcção, Instituto de Apoio Social

Carlos Emanuel Ferreira

Novas Valências

 

 

Este ano o Instituto de Apoio Social decidiu expandir as áreas onde exerce o seu apoio devido à necessidade crescente que denotou em inúmeras situações que se foram verificando ao longo do ano. Desta forma temos o enorme prazer de informar que já ao longo do ano 2015 se efectuaram vários apoios em duas novas Valências para melhor atender às necessidades da população Portuguesa que se encontra em situação de precariedade.

 

+ Energia e Conforto

 

Uma necessidade essencial para a saúde e o bem-estar de cada pessoa é poder usufruir de água canalizada e de energia (Gás e electricidade) em sua casa. Infelizmente, cada vez mais são os casos que chegam ao Instituto de Apoio Social pedindo ajuda a suportar as contas de fornecimento destes serviços.

Devido ao crescente número destes pedidos por parte de várias famílias, o Instituto de Apoio Social decidiu este ano inserir esta nova Valência, a qual focaliza suportar os custos total ou parcialmente das contas de fornecimento de água, electricidade e gás natural.

 

Combate ao desemprego

 

Como o próprio nome desta Valência indica, o Instituto de Apoio Social - Uma Vida um Sorriso lança-se numa nova área cujo objectivo é ir ainda mais longe no apoio concedido às famílias carenciadas. Para além dos apoios que já fornecemos aos nossos utentes, agora procuramos também reintegrar, aqueles que se encontram desempregados, no mercado de trabalho.

 

"Uma grande percentagem dos casos de famílias em situação de pobreza que nos solicitam ajuda, sofre também de outro problema grave que os mantém sempre dependentes da solidariedade de outros: O desemprego. O objectivo do Instituto de Apoio Social sempre será o de ajudar os utentes carenciados durante um período difícil ,  para lhes proporcionar o suporte necessário para se restabelecerem financeiramente e recuperarem assim a sua dignidade.   Mas agora queremos ir ainda mais longe, ir mais fundo na ajuda que damos e declarar guerra a um problema que abrange tantas famílias. Neste ano 2015 iniciamos esta nova Valência que foca combater o desemprego no seio destas famílias que apoiamos de forma a que possam recuperar a sua independência. "

 

Presidente, Instituto de Apoio Social

Maria Cadilhe

 

 

 

Instituto de Apoio Social - Uma vida um sorriso

Copyright © 2015 Instituto de Apoio Social. All rights reserved.